A gestação é uma das experiências mais emocionantes da vida, um momento único com muitas mudanças emocionais e fisiológicas que traz várias modificações no organismo, interna e externamente.
Internamente se fazem evidentes modificações nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório e osteoarticular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias.
Externamente ocorre alguns acometimentos como:
ACNE
Nas primeiras semanas de gestação, há um aumento de progesterona no corpo, o que estimula a pele a produzir mais óleo. Pode acontecer aumento do suor e secreção sebácea resultando em aumento da oleosidade da pele e a consequência é o aumento da incidência de acne, principalmente no rosto.
Quem já tem histórico de acne deve prevenir, usando produtos adequados de limpeza da pele.
Para amenizar o efeito e combater o processo de inflamação, recomenda-se: dieta saudável; maior ingestão de líquidos, uso de cremes específicos, protetores solares e limpeza de pele com produtos neutros.
HIPERPIGMENTAÇÃO
Os altos níveis hormonais no organismo durante a gestação também estimulam a produção de melanina causando aparecimento de manchas no rosto e colo denominadas de melasma. Quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele (Cloasma Gravídico) e isso é resultado da ação dos hormônios somada à exposição ao sol, que podem desaparecer depois do parto.
O ideal é evitar a exposição solar e usar sempre o protetor solar, pois, ele pode prevenir o aparecimento das manchas em até 85% dos casos.
ESTRIAS
Durante a gravidez o tecido conjuntivo sofre uma ação hormonal (cortisol, relaxina, estrogénio) e física (estiramento do tecido mamário hiperplástico e aumento uterino progressivo), formando por vezes estrias no abdome e nos seios. Apresenta ainda um aspecto estético desagradável, sendo, portanto, causador de distúrbios emocionais.
A prevenção é o melhor tratamento.
O primeiro cuidado da gestante para evitar as estrias e a flacidez é não engordar muito mais do que dez quilos.
O aumento de peso acima desse limite resulta num estiramento excessivo da pele, segundo os especialistas.
Nesta fase a melhor arma contra as estrias passa a serem os hidratantes porque nutrem a pele, mantendo a elasticidade e a hidratação, tornando-a mais resistente ao estiramento.
Assim que se souber da gravidez ou, ao menos, a partir do terceiro mês, a gestante deve aplicar hidratantes no abdome, nos seios (excluindo os mamilos, pois estes devem estar mais resistentes para a futura amamentação) e nas coxas, de manhã e à noite, todos os dias.
Mas nada de óleo, pois óleo não hidrata a pele, só oclui prevenindo a perda da hidratação. O que pode se fazer é usar primeiro um bom creme hidratante e depois cobrir com o óleo ok?
E o mais importante é hidratar ainda que as estrias apareçam. Assim, tenta-se que elas não aumentem, favorecendo desta forma o resultado de alguns tratamentos que só poderão ser feitos após o período de aleitamento, seja porque contêm substâncias que podem passar pelo leite ou por exigirem um tempo e disposição que às vezes as mães não têm.
EXCESSO DE PESO
A gestação é considerada como um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade nas mulheres.
É importante lembrar uma alimentação balanceada, prescrita por um profissional competente e exercícios físicos (quando liberados pelo médico) minimizam a situação de excesso de peso.
O ideal mesmo seria não engravidar sedentária, para que durante a gestação as atividades físicas sejam mais facilmente liberadas mediante orientações e cuidados.
IMPORTANTE:
A gestante pode iniciar os tratamentos estéticos e massagens após o 3° mês de gestão com um profissional capacitado e com autorização de seu obstetra. Não se esqueçam de checar a viabilidade da continuação dos tratamentos a cada pré natal.
Agora vamos a algumas sugestões de cuidados que as gestantes podem usufruir:
MASSAGEM PARA GESTANTES
A massagem durante a gravidez traz uma série de benefícios, tanto para o corpo da mulher como para o seu estado emocional.
Fisiologicamente, a prática regular da massagem contribui para aumentar a circulação, aliviar as tensões causadas pela nova postura, melhorar a irrigação dos órgãos, prevenir câimbras e dores musculares e proporcionar relaxamento.
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a grávida.
É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre.
Ela previne e trata as complicações decorrentes na gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, como também outros problemas relacionados à mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, prisão de ventre e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.
RISCOS
Ainda não existem experiências efetivas na literatura sobre os mecanismos de ação de Princípios Ativos tópicos usados em cosméticos, isto no que diz respeito a gestantes e à vida intra-uterina.
As alterações fisiológicas que ocorrem na gestação despertam uma sensibilidade maior à mulher. Por isso, restringem-se alguns Princípios Ativos.
Existe uma classificação americana (FDA – Food and Drug Administration) que em 1979 propôs uma classificação para avaliar os riscos potenciais das substâncias sobre o embrião ou feto, no qual os cosméticos produzidos devem se adequar.
CUIDADO COM ALGUNS PRINCÍPIOS ATIVOS
CONTIDOS NOS PRODUTOS
Outros estudos também citam alguns componentes contraindicados à saúde da mulher e do feto no período da gestação. São eles:
-Trietanolamina, em concentrações altas (encontrado em amolecedor de comedões usados na limpeza de pele);
-Nicotinato de Metila,(encontrado em cremes de tratamento de celulite e gordura localizada);
-Cânfora (encontrado em gel crioterápico para redução de medidas);
-Parabenos e benzofenona-3.
Os cuidados estéticos durante a gestação vão além da aparência física, eles são muito importantes para o psicológico.
As constantes alterações no emocional fazem com que algumas gestantes fiquem com baixa autoestima e pode afetar negativamente a gestação e o relacionamento com outras pessoas, principalmente com o cônjuge.
Então aproveite essas informações se você será uma futura mamãe ou compartilhe com outras que você conhece.