Os nove meses de gestação são transformadores para o corpo da mãe, que passa por uma verdadeira revolução hormonal e física. Alguns efeitos colaterais desse período, no entanto, são temidos pelas mulheres, como o aparecimento de celulite, estrias e manchas na pele.
Embora inevitáveis, esses pequenos problemas podem ser contornados já durante a gestação com cosméticos que não prejudicam o bebê.
ROSTO
É importante saber o que pode ser usado durante a gestação, já que alguns ativos podem fazer mal ao bebê. É o caso, por exemplo, do ácido retinóico. Embora seja amplamente usado no combate às manchas na pele e acne, ele pode causar problemas no desenvolvimento fetal.
Por isso, ele não deve ser utilizado. “Até o terceiro mês, são indicados filtro solar FPS40, que ajudam a prevenir as manchas no rosto, e hidrantes à base de colágeno, vitamina C e E e ativos calmantes, como aloe vera e camomila”, explica a fisioterapeuta Juliana Piola, de São Paulo.
Segundo ela, depois desse período, já é possível usar também alguns ativos mais potentes, como os ácidos kójico e azeiláico, que ajudam no combate das manchas na pele. “Mas éimportante ter o aval do obstetra e do dermatologista“, alerta a fisioterapeuta.
CORPO
Entre as gestantes, é praticamente certo o ganho de peso e o aumento da barriga causem o surgimento das temidas – e odiadas! – estrias e celulites.
As estrias nada mais são do que o rompimento das fibras de colágeno da pele, que estica com o aumento das medidas do corpo feminino. O melhor a ser feito é prevenir o seu aparecimento. Isso é possível através de uma hidratação intensa nos seios, bumbum, coxas e braços com cremes à base de colágeno. Praticar exercícios físicos e controlar o peso – se alimentando bem e sem engordar demais – também pode ajudar.
Já a celulite é uma inflamação nas células de gordura do corpo e fica ainda mais aparente com a retenção de líquidos típica da gestação. Nesse caso, o melhor tratamento é a drenagem linfática manual, que pode ser feita a partir do terceiro mês. “A massagem melhora a circulação do corpo, elimina os fluídos em excesso pela urina e ainda diminui o inchaço das pernas e pés”, afirma Juliana Piola.
A especialista ainda afirma que, além do benefício estético, a drenagem também alivia as tensões e ajuda a relaxar. A regra geral é que grávidas podem fazer até duas sessões por semana. Pergunte ao seu médico para saber se esse é o seu caso e aproveite o momento para cuidar de você sem arriscar a segurança do bebê.
Fonte: meubebe.br.msn.com