Cuidado com as "pomadinhas milagrosas"
Você com certeza já ouviu de alguém: "usa essa pomada aqui que é ótima, além do que, se não resolver, também não vai fazer mal, afinal, é apenas uma pomadinha". O que você não sabe é que esta inocente pomadinha pode provocar efeitos colaterais irreversíveis à sua pele.
Veja, abaixo, o que aconteceu com a pele de uma pessoa que ficou usando um creme que um amigo indicou para tratar uma "alergia ao desodorante". Estas estrias são definitivas, trazendo grande prejuízo estético.
Nunca deve-se utilizar um medicamento sem indicação médica, ( principalmente durante a gestação) nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa. As doenças da pele são muito parecidas e cada caso é um caso.
Além do risco de estar usando um medicamento que pode fazer mal à sua pele, ele pode alterar as características da doença e, quando você finalmente resolver consultar um profissional porque sua lesões não melhoraram, isto vai dificultar o correto diagnóstico pelo médico.
Outra consideração importante é usar o medicamento seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção ao número de aplicações diárias e ao tempo de utilização.
Os medicamentos têm uma forma correta de uso e não adianta exagerar a aplicação na tentativa de melhorar mais rápido, pois isso pode causar prejuízos à sua pele que vão atrapalhar e alongar o tratamento.
Além disso, respeite o tempo de uso que seu médico determinou. Alguns medicamentos de uso tópico, se continuados por longo período, acabam causando efeitos colaterais, como as estrias acima.
Para finalizar, certifique-se sempre de ter entendido a receita do seu médico e tire todas as suas dúvidas antes de sair da consulta. Se as dúvidas surgiram ao chegar em casa, ligue para ele e confirme qual é a maneira correta de utilizar os medicamentos.
Lembrando que durante a gestação todo cuidado é pouco, principalmente ao que se refere aos tratamentos estéticos.
https://www.dermatologia.net/