Auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido.
Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida!
Há vários depoimentos de pessoas que estavam com dores agudas (cabeça, costas, musculares, etc) e após a sessão já apresentavam grande alívio.
A aurículo, como também é conhecida, atua com grandes benefícios nos seguintes casos:
Indicação
Pode ser usado em todos os problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamento, como analgesia, antiinflamatório, sistema nervoso, imunológico, endócrino, psicológico, alérgico, prevenção e manutenção de saúde (YAMAMURA, 2004).
Não se deve abandonar e ou substituir o tratamento alopático pela auriculoterapia, essa é uma técnica complementar, para obter um resultado satisfatório em alguns casos é necessário que o tratamento seja associado a outros métodos.
Como já mencionado, é uma terapia reflexa, seu uso deve ser exercido de forma cautelosa e cuidadosa, pois, qualquer interpretação errônea de seu uso, avaliação e escolha de pontos pode levar a uma terapêutica errada.
Contra Indicação
Não devem ser usadas em gestantes entre segundo e sétimo mês. Após esse período nãodevem ser pontuados útero, ovário, abdome, secreção glandular, sistema endócrino, subcortex. Em gestantes com histórico de aborto espontâneo é contra indicado o uso da auriculoterapia em todo o período gestacional (YAMAMURA, 2004).
Quando estiver lesões, ulcerações, eczemas e similares. Se houver reações pronunciadas de mal-estar, tontura, fraqueza, desmaios, hipotensão, conforme o caso, deve-se evitar estimulação enquanto perdurar condições de extrema fraqueza. Em cardiopatas de medicamentos anticoagulantes, diabéticos, portadores de anemia e condições muito debilitantes de saúde, não é apropriado o uso de sangria e estimulações forte por tempo prolongado com agulhas sistêmicas e similares (WEN, 2007).